quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aconteceu na feira de Rua do Livro

“Uma Floresta de Livros” encantou e desvendou inúmeros talentos em cinco dias de muita leitura, diversão, cultura e arte que se espalhou entre os pequenos e grandes visitantes da feira.

Na quarta feira, a abertura fez um chamado à preservação ambiental, com a interpretação da Música Planeta Água embalada em suaves passos de balé.

O Grupo Gats de Jaraguá do Sul, com mais de 20 anos de experiência em teatro, inovou em espetáculos teatrais e de contação de histórias, muitas com ênfase ao tema da feira.

As escolas timboenses trouxeram inúmeras contações de histórias nas tendas espalhadas pela praça e o Zoo de Pomerode interagiu com a garotada com espécies curiosas e interessantes da fauna animal da vizinha cidade.

O Instituto Caracol de Navegantes, formou animadas mesas de pequenos leitores que entre riscos e rabiscos se proporam a ilustrar seu próprio livro no workshop de cartum.

À noite, brilharam os talentos com a premiação dos concursos de cartunismo e literário e a final do concurso de declamação que emocionou e dificultou ao PROLIJ de Joinville a escolha dos vencedores. A platéia vibrou e aplaudiu.

Quinta feira, os espetáculos e atrações culturais atrairam estudantes de todas as cidades do médio vale. Destaque, para o Grupo Monteiro Lobato da EM Pe Martinho Stein, com a Contação de História: Emilia Resolve escrever suas memórias. Indaial e sua APAE compareceu em peso, junto a outras escolas. Ascurra, Pomerode, Dr Pedrinho, Rodeio e Rio dos Cedros também trouxeram as crianças de olhares encantados para tantas novidades. À noite deu lugar a melodia de violinos violas e violoncelos na apresentação da Orquestra Intermezzo.  Para encerrar, a homenagem aos escritores timboenses trouxe saudosos textos e a bonita declamação de Rogério Lenzi poetizando Timbó.

Na sexta feira, centenas de crianças deram um colorido fantástico aos corredores da feira e no ir e vir dos espetáculos. O grupo SYahamba anunciou à noite, a sopa de letrinhas que seguiu ao som da Musicarte que apresentou solos e sua formação de banda.

O sábado iniciou cedo com a transmissão ao vivo pela Radio Cultura, do Programa Carlos Henrique com o interessante bate papo sobre educação ambiental. Participaram Almir João Luiz, Marise Rosa Floriani Holderbaum, Alfrof Postai da rede municipal de Ensino. Sandra Regina Batista do setor de Meio Ambiente municipal, Gustavo Dunchat Zatena,engenheiro sanitarista ambiental do SAMAE de Timbó, Júlio Roussenq Neto, professor e coordenador do Curso de Engenharia Ambiental na UNIASSELVI,  a escritora  Juciléa Tatiana Nones Schaade e a Bibliotecária Luciete Barbosa que fez explanação sobre a Biblioteca Municipal.
A tarde seguiu movimentada, com muitas famílias prestigiando as apresentações da Cia Alma Livre de Teatro, o Grupo Folclórico Blauer Berg, o Projeto Dança nos Bairros e o Grupo Andréia Mendes. Às 19h, o palco literário deu lugar aos Talentos da Cidade que em sua segunda edição, surpreendeu jurados e o público com a qualidade das atrações.

O domingo também reuniu muitas famílias para o findar das atrações culturais. O Grupo Monteiro Lobato, novamente encantou os presentes e para finalisar, o Grupo Max Combo Crew mostrou a irreverência da Dança de Rua em passos ousados e muita criatividade.

O ambiente da feira lembrou a floresta,  com distribuição de mudas gratuitas e as folhas secas espalhadas pelo estande da Fundação Cultural mescladas com muitos ambientes verdes, e  as informações importantes do SAMAE sobre a importância de reciclar e preservar.


A exposição de quadros da Escola de desenho e pintura sob os cuidados do Professor J Nunes, expôs obras de encher os olhos. Venceu a literatura com milhares de exemplares vendidos nos mais de 20 estandes da feira. Dentre os livros mais procurados, O “Herói Perdido” não atendeu a demanda. Ainda bem que teremos outras feiras para alimentar de conhecimento e cultura nossa comunidade sedenta do saber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário